terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PREPARANDO VIDAS PARA JESUS CRISTO—P/32






A Obediência ao mandado de Jesus e o consequente comprometimento leigo com o mesmo mandado trará para a igreja a saúde espiritual de cada indivíduo, a saúde espiritual coletiva, bem como o crescimento numérico tão longamente esperado.
                            Discipulado
O que então é discipulado? É simplesmente o processo em que um cristão mais maduro e comprometido toma uma pessoa em alguma fase de seu desenvolvimento espiritual e a conduz para a próxima. Por exemplo, um cristão experiente acompanha uma pessoa que não conhece Jesus e a conduz através das primeiras descobertas de Deus, pelo lançamento do fundamento de sua fé, pelo batismo, pelos primeiros exageros e decepções que experimenta, até ajudá-la a descobrir seus dons e como utilizá-los num ministério de serviço para o avanço e a expansão do reino de Deus. Isto não acontece quando a igreja cultiva a mentalidade de membro. O desenvolvimento do membro não acontece, e o foco vai se tornando o bem estar do membro ao invés do avançamento do Reino de Deus. Definição de insanidade: fazer as coisas sempre da mesma maneira e esperar resultados diferentes.  Veja algumas diferenças entre um membro de igreja e um discípulo de Cristo:



Membro
Discípulo
Espera pães e peixes
Vai pescar
Sua luta: crescer
Sua luta: reproduzir
Espera acontecer
Faz acontecer
Espera ser servido
Ousa servir
Gosta de afago pastoral
Gosta de treinamento pastoral
Entrega parte de seus rendimentos
Entrega a vida e o que Deus pedir
Quer se sentir bem
Quer fazer outros sentirem o poder
Tende a cair na rotina
Vive uma vida de aventura espiritual
Espera que lhe dêem uma tarefa
Busca tarefas e faz acontecer
Murmura e reclama
Obedece, se necessário se sacrifica
Versículo preferido: Mt. 11:28
Versículo preferido: Mt. 11:29
É condicionado pelas circunstâncias
É condicionado pela própria decisão
Reclama que ninguém o visita
Se dispõe a visitar os que precisam
Está disposto a somar
Está disposto a multiplicar
Visão: Os membros do século 21 estão transtornados pelo mundo
Visão: Os discípulos do século 21 transtornarão o mundo
É forte como soldado na trincheira
É forte como soldado invasor
Cuida das estacas de sua tenda
Amplia a área de sua tenda
Estabelece hábitos
Rompe moldes
Sonha e exige uma igreja ideal
Faz o seu melhor pela igreja real
Meta: ganhar o Céu
Meta: ganhar outros para o Céu
Quando maduro, se torna discípulo
Quando maduro, vive seu ministério
Assiste à pregação do Evangelho
Prega e faz discípulos para Jesus
Gosta de campanhas
Vive em campanhas
Espera um reavivamento
É parte do reavivamento
Espera que a vida o trate bem
Está preparado para a cruz
Palavra preferida: "Tomara!"
Expressão preferida: "Eis-me aqui!"
É valioso
É indispensável

Discipulado não é uma ação espasmódica de um momento ou período reduzido, não é algo que se possa fazer sem envolvimento completo da vida, e não é algo que acontece por si mesmo ou por acaso. Intencionalidade é necessária, comprometimento e envolvimento imprescindíveis. O discipulado não pode ter a sua ênfase primeira na igreja e suas necessidades institucionais de crescimento. Se o olhar se voltar para os números e relatórios da organização chamada igreja, o processo de discipulado torna-se simultaneamente o processo de institucionalização assassino da espontaneidade e genuinidade discutidas anteriormente. Se isto ocorre, o discípulo não sente que o interesse está centralizado em seu desenvolvimento e no desejo de vê-lo incorporado na igreja e no reino de Deus, ele se sente usado, como ele se sente usado em qualquer outra organização interesseira que ele conheça. O discipulado não pode ser apenas um programa oferecido pela igreja. No entanto pode ser um programa na igreja local, se esta resistir à tentação de friamente institucionalizar o processo e mantiver o frescor dos relacionamentos espontâneos  um discípulo mais experiente auxiliando no crescimento de um discípulo mais novo na fé. O discipulado precisa ser um processo de crescimento. O discípulo passa por algumas fases no processo de descoberta de Deus pela Palavra e pela prática: encontro com Deus, fortalecimento do relacionamento, batismo, crescimento em Cristo, comprometimento com Deus e Sua causa, treinamento para melhor servir segundo seus dons, aprofundamento no conhecimento de Deus e do serviço, serviço experimental e prático e exercício de seu ministério pessoal.
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.