quinta-feira, 11 de julho de 2013

UM APELO URGENTE POR UMA RESPOSTA IMEDIATA..P/03...11/07/2013




Eliezer estava certo de que seu senhor trataria Rebeca com benevolência e verdade, por isso pediu ao pai e ao irmão dela para tratarem com benevolência e com verdade‖ para com ele. Estou certo de que meu Senhor tratará a vocês com benevolência e verdade Ele não poderia agir de outra forma! Se vocês conhecessem o coração Dele ou tivessem um vislumbre da Sua beleza, não hesitariam mais. Será que vocês não Lhe darão uma resposta favorável e não Lhe dirão: sim, nós trataremos ao teu Senhor com benevolência e com verdade e entregaremos nossos corações a Ele de uma vez por todas‖? Penso também, que Eliezer começou a acreditar que seria para o benefício de Rebeca ir para o seu senhor. Ele viu o rosto dela junto ao poço. Agradou-lhe o jeito da moça e pensou: se eu consegui-la para Isaque, ela estará resolvida na vida; ela será senhora e rainha de uma grande família; ela terá um marido feliz e tudo quanto o seu coração puder desejar. É assim que penso de alguns aqui que nunca encontraram paz. Digo a mim mesmo que se eu pudesse levá-los a Cristo, quão felizes vocês seriam! Se vocês viessem e confiassem Nele teriam conquistado uma fortuna eterna. Se vocês se entregassem a Ele, seria o fim do pecado, o fim da dúvida, o fim do medo e o fim do terror. Vocês estariam salvos! Seu senso moral, que agora é tão precário, se ergueria numa espiritualidade sólida, pois vocês seriam santificados através da habitação do Espírito. Sabendo que é isto o que contece, eu poderia fazer algo melhor por vocês do que conduzi-los a Jesus? John B. Gough conta a história de como ele foi trazido de uma estação ferroviária para falar. Era noite e o coche que lhe foi enviado tinha uma janela quebrada. Ele notou que o homem que entrou no coche colocou um lenço sobre a cabeça enquanto sentava tapando o buraco da janela. Depois disto colocou a própria cabeça para vedar a janela, e Gough então lhe perguntou: você está com resfriado na cabeça? Não, ele disse, mas há um buraco desagradável nessa janela de vidro e eu temo que o senhor possa pegar um resfriado. Estou enfiando minha cabeça no buraco para protegê-lo, pois o senhor me ensinou a ser um homem e um cristão. Tamanha gratidão como essa foi muitíssimo tocante. Tenho certeza de que, se pudermos trazer alguns a Cristo, eles ficarão muito gratos. Se pudermos conduzí-los a Jesus, eles se sentirão como se não pudessem fazer o bastante por nós. Portanto, poderíamos pleitear com muitos que agora são nossos filhos queridos em Cristo e dizer: Deem-nos uma resposta favorável e digam sim‘ para a oferta do Filho do nosso Senhor.
I.                  O destaque do texto agora é que
ELIEZER ESTAVA  DETERMINADO A OBTER UMA RESPOSTA.
Diz ele: Agora, pois, se haveis de usar de benevolência e de verdade para com o meu senhor, fazei-mo saber; se não, declarai-mo. Eles lhe dariam a resposta quer fosse sim ou não. Se não, declarai-mo. Posso pedir pra cada um aqui dizer sim‖ ou não‖ ao convite para se entregar a Cristo? Se você for se entregar diga eu me entregarei. Caso contrário, diga deliberadamente:  não me entregarei. Eu gostaria de poder tomar um homem indeciso pela mão e lhe dizer: Agora, me diga o que fará. Posso imaginar que alguns de vocês diriam: Bem, me dê um tempo para refletir sobre o assunto!‖ e eu lhes diria: Você já teve tempo para refletir. Seus cabelos já estão ficando grisalhos.‖ Apesar de toda a nossa súplica, as pessoas dizem: Ah, mas eu não gosto de tomar decisão às pressas!‖ Se lhe pedi que fosse honesto, é porque eu espero que não leve tanto tempo para responder! Por que você hesitaria tanto em aceitar a Cristo, então? Eu sou como o servo de Abraão  eu preciso ter uma resposta! Podemos, acertadamente, pressionar os homens a se decidirem se tememos que sua resposta seja Não‖? Acho que sim, porque conforme a natureza do caso, não responder significa uma negação. Quantos dos nossos leitores têm deste modo virado as costas para Cristo por anos, através do simples procedimento de não lhe dar resposta alguma? Estamos ouvindo o que o senhor diz eles murmuram, e lhe agradecemos por dizer estas coisas‖; mas, apesar disso, saem e continuam em seus caminhos  se esquecem do tipo de homens que são! Tal resposta é uma recusa  não é menos recusa pelo fato de vocês poderem argumentar: Mas nós não dissemos Não‘, senhor. Na verdade, talvez, qualquer desses dias possamos dizer Sim‘. Por enquanto, vocês Rejeitam a proposta e recusam entregar-se ao Senhor! A questão é: vocês crerão no Senhor Jesus Cristo? A ausência de uma resposta afirmativa significa: Não, não creremos. Estou certo de que é isso que acontece em todos os casos. Nenhum argumento pode ser levantado
sobre isso. Mas se vocês me responderem categoricamente: Não, nós não receberemos Cristo, não vamos crer Nele nem nos tornaremos cristãos. Não abandonaremos nossos velhos caminhos  pretendemos continuar neles; bem, mesmo sentindo dor, agradeço pela resposta porque agora podemos conversar a respeito! É melhor do que não responder nada, pelo menos agora temos alguma coisa para trabalhar. Uma resposta desfavorável pode ser considerada, enquanto que a ausência de resposta desorienta todos os nossos esforços para ajudá-lo. É muito mais esperançoso encontrar oposição do que indiferença. É importantíssimo para um capitão, quando o navio está no mar, saber para onde está sendo levado. Quando nos encontramos com aqueles que rejeitam claramente a Cristo, imediatamente, reconhecemos nossa posição. Se você diz, Não, eu não sou um cristão nem quero ser, está sendo honesto e eu preciso que você pense sobre isso agora. Você gostaria de morrer neste estado de espírito? Você pode morrer aí onde está sentado! Você é sábio para tomar decidir a respeito? Você acha que aquela é uma decisão que pode justificá-lo diante do tribunal de julgamento de Deus? Certamente você terá que comparecer ali! Após a morte, você levantará novamente quando a trombeta do arcanjo soar e, tão certo quanto está aqui, você terá que comparecer diante do Grande Trono Branco onde Cristo se assentará como Juíz! Como vai ficar a posição que você assumiu agora, à luz daquele  tremendo Dia? Rogo-lhe que pense sobre isto. Espero que mude sua decisão como muitos outros homens têm feito ao considerarem calmamente a magnitude do assunto em questão e a terrível consequência que advém de rejeitar Aquele que agora é o Salvador, mas que um dia se assentará como o Juíz! Estamos bastante determinados a pressioná-los para que tomem alguma decisão, já que uma resposta desfavorável nos liberará para irmos a outros. Vejam, Eliezer diz: Se não, declarai-mo, para que eu vá,
ou para a direita ou para a esquerda. Não pensem que se vocês rejeitarem a Cristo Ele perderá os efeitos da Sua morte! Ele verá o fruto do penoso trabalho da Sua alma e ficará satisfeito. Se vocês não vierem a Ele, outros virão. Se vocês O rejeitarem, Ele tem um povo que O aceitará, por Sua onipotente Graça. Ó senhores, se vocês que ouvem o evangelho não aceitarem meu Senhor, nós iremos e traremos os publicanos e meretrizes  e eles entrarão no Reino dos Céus diante de vocês! Filhos de pais piedosos, filhos das escolas dominicais, se vocês não crerem, serão lançados nas trevas exteriores‖ onde haverá choro e ranger de dentes‖  enquanto o povo a quem vocês desprezaram  infiéis e libertinos, a escória da sociedade, aceitará o Salvador e viverá! Oh, conjuro-vos a que não pensem que a sua recusa ao convite do evangelho vai deixar alguma lacuna nas fileiras dos remidos! Nosso Salvador, em Sua parábola das bodas do filho do rei predisse o que acontecerá. O rei disse aos seus servos: As bodas estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, pelos caminhos e a tantos quantos encontrarem, convidem para o casamento. Saíram aqueles servos pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons: e o casamento estava repleto de convidados. Eu gostaria de instá-los a que se rendam ao Senhor, a fim de que sejam encontrados na ceia das bodas do Cordeiro. Não brinquem com assuntos eternos. Se vocês querem brincar de bobo, usem fichas ou seixos, não suas almas que viverão para sempre em felicidade ou em desgraça! Minha insistência ganha força quando penso que se você me der a resposta direta: Não, eu não sou cristão e não me interesso em ser um, talvez consiga ver mais claramente, enquanto fala, a terrível decisão a que chegou. Uma resposta desfavorável pode lhe assustar e, finalmente, levá-lo a se arrepender da sua tolice e reverter sua decisão! Se você colocar num papel: eu não sou cristão e não me interesso em ser um‖, poderia ficar ainda mais assustado. Eu o desafio a fazer isso. Depois de escrito ponha sobre a lareira e observe. Será muito melhor fazer isto, mesmo sendo terrível, do que continuar nesse estado de suspense ímpio, indiferente quanto a estar salvo ou perdido, indeciso quanto a estar com Cristo ou contra Ele e ainda, no mais íntimo do seu ser, estar morto em delitos e pecados! Foi nisso mesmo que, certa ocasião, eu instei com os que estavam indecisos a irem as suas casas, escreverem num papel a palavra Salvo‖ ou a palavra  Perdido‖ e assinarem seus nomes em baixo. Certo homem, ao entrar em sua casa, pediu um lápis e um papel. Quando sua esposa o inquiriu sobre a razão disto ele respondeu que iria fazer o que o pastor disse e escrever Perdido. Mas ela se recusou a buscar o papel se fosse para esse fim. Então, ele mesmo conseguiu um papel e escreveu o P maiúsculo.  Nesse momento, sua filhinha subiu na cadeira que estava por trás dele e disse: Não, papai, o senhor não deve fazer isso! Eu preferiria morrer ao senhor ter de fazer isso‖  e enquanto ela falava, suas lágrimas caíram sobre as mãos dele. O que meu sermão não conseguiu fazer, aquelas lágrimas fizeram. Aquele homem forte curvou-se e rendeu-se a Cristo  quando se levantou naquela saleta pegou a caneta e mudando o P em S, escreveu: Salvo. Ele foi salvo porque foi confrontado com o fato de que estava perdido. Sua resposta doentia surpreendeu tanto a ele quanto a sua filha. Que Deus opere a mesma mudança em vocês, tanto por amor a vocês mesmo quanto por amor aos seus entes queridos.
FACEBOOK DO EDITOR...

http://facebook.com/JOSEGERALDODEALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.