sábado, 21 de junho de 2014

UM PLANO DE SALVAÇÃO...P/04..21/06/2014


               
                      UM PLANO DE SALVAÇÃO...P/04 ...21/06/2014

                        A Queda do Homem do Plano de Deus.
O plano original de Deus para o homem era o Paraíso uma existência tão idílica que não dá para botar em palavras a sua beleza e riqueza. Não apenas estava o homem num meio ambiente perfeito, cercado de beleza natural vinda diretamente da mão do Criador, mas tinha ele o privilégio de um passeio sem interrupção com Deus, pois o propósito de Deus ao criar o homem foi ter alguém com quem pudesse conversar e fazer camaradagem. Na verdade, tornou-se prática diária de Deus caminhar com o homem no "jardim", no frescor das tardes. (Gên. 3:8) Porém, o homem não estava satisfeito com esse arranjo. Em vez disso, desejava ser como Deus, ter o poder e o conhecimento de Deus. Quando Satanás, sob a forma da serpente, acercou-se dele e perguntou, "É verdade que Deus falou que não podes comer de qualquer árvore do jardim?" (Gênesis 3:1), o homem sucumbiu à sua tentação de desobedecer a Deus  e comeu o fruto proibido. É a este acontecimento que chamamos a "queda" do homem, o pecado original. É a desobediência direta do homem às ordens de Deus. Foi esta desobediência direta que resultou na sentença que Deus impôs à raça humana, que citamos de Gênesis 3. Foi isso o que aconteceu entre Gênesis 1 e 3 o começo de toda a dor e sofrimento que conhecemos no nosso mundo. Tanto os cristãos quanto os não-cristãos herdaram essa imperfeição de nossos ancestrais comuns, Adão e Eva: Chamamos a essa imperfeição de "pecado" e o pecado jaz no centro das caóticas condições mundiais que conhecemos e que existem ao longo dos séculos. Deixe-me tentar mostrar como todo o processo está ocorrendo hoje em dia.

                                         Revolução no Paraíso.

A primeira "revolução mundial" bem-sucedida foi iniciada por Satanás, no Jardim do Éden. Deus criara um ambiente perfeito, um homem perfeito e uma mulher perfeita. Contudo, deu-lhes a liberdade de escolha. Tinha que testá-los. Advertiu-os de que, se falhassem no teste, sofreriam e morreriam e que, se passassem, Deus, o homem e a mulher construiriam um mundo maravilhoso, a ser desfrutado por gerações e gerações. Satanás estava no Paraíso sob a forma de serpente. Podemos apenas especular como tudo aconteceu. Várias Escrituras aludem a quem é Satanás, de onde ele veio, e por que queria usurpar a autoridade de Deus e assumir o controle deste planeta. Muito sutilmente, Satanás contradisse a Deus e falou a Eva: É claro que não morrerão, se desobedecerem a Deus e comerem o fruto proibido. Além disso, ele assegurou-lhes, se comessem o fruto, seriam "como Deus, conhecendo o bem e o mal". Desse modo, Satanás colocou-se acima de Deus e conseguiu fazer com que a humanidade duvidasse da Palavra de Deus. Começando no meio da felicidade paradisíaca, trazendo a aflição e o caos atrás de si, ele vem agindo desde então, de todas as maneiras possíveis, para frustrar, atrapalhar e derrotar o trabalho de Deus.  A Bíblia presume que Adão e Eva já foram criados adultos. Logo eles tiveram dois filhos. Caim, o mais velho, ficou com inveja de Abel, o mais moço, e o matou. Esta foi a primeira consequência do pecado de Adão e Eva. Transmitindo-o a seus filhos, o pecado começou a ser passado de geração a geração. Desde então, sempre houve, em cada coração, a possibilidade dos piores pecados. Aparentemente, Caim tornou-se o primeiro seguidor de Satanás depois de Adão e Eva e seu irmão Abel a primeira vítima. Satanás chacinou, saqueou e abriu o seu caminho brutalmente ao longo dos séculos, manifestando-se em todas as ideologias, seitas e cultos falsos.

                                            As Crises da História.

A segunda grande crise na história humana aconteceu diversas gerações mais tarde, quando Deus olhou para a raça humana e viu que era totalmente corrupta e depravada. Resolveu destrui-la e começar tudo de novo. Todavia, havia um homem piedoso a quem Ele não queria destruir: Noé. Deus avisou a Noé do castigo que se avizinhava para o mundo inteiro e disse-lhe que ia salvá-lo e a sua família. Deus falou que ia destruir o mundo por meio de um dilúvio e mandou que Noé construísse uma "arca" ou navio. A Escritura diz que "Noé fez tudo o que Deus lhe ordenou". Trabalhou na arca durante anos. Finalmente, quando ela ficou Pronta, Deus mandou que ele, sua família e os animais entrassem na arca. Quando veio o dilúvio, todos foram salvos e o resto da raça humana foi destruído. Outra grande crise chegou algumas gerações mais tarde. Naquela época, a terra toda falava uma só língua e um só idioma. (Gên. 11:1) O povo novamente se revoltava contra Deus. Eles resolveram construir uma torre para alcançar o céu. Desafiavam as leis e provisões de Deus. Provavelmente, a torre era um templo pagão destinado a se sobrepor a todas as coisas no mundo. Era aquela, na verdade, a "religião" do povo. Exaltava o homem ao invés de Deus. Novamente, o castigo caiu sobre a raça humana. As pessoas não mais podiam entender a língua umas das outras, e diz a Bíblia que o Senhor as dispersou por toda a terra. O nome daquele local era Babel. A palavra babel quer dizer "confundir". Desse modo, até mesmo a confusão de idiomas no mundo hoje em dia e a dispersão dos povos pelos vários continentes foi uma punição de Deus para a rebeldia do homem. Vemos como a semente do pecado é transmitida de uma geração a outra. Hoje em dia, o mundo se dirige para outra grande crise que está sendo chamada, até mesmo pelo mundo secular, de "Armagedom". '
                                        
                            O  Logro  do Demônio.

O demônio é muito apropriadamente chamado de "pai das mentiras". Desde tempos imemoriais, ele vem logrando os homens e mulheres ingênuos de todas as eras. Um velho clérigo escocês disse que o demônio tem duas mentiras, usando-as em dois estágios diferentes. Antes de cedermos ás suas tentações, ele nos diz que um pecadilho só não tem importância, é uma ninharia e nós poderemos facilmente nos recuperar. A segunda mentira é a seguinte: depois que pecamos, ele nos diz que não tem mais jeito, que já nos passamos para o seu lado e que não há como se reerguer. As duas são mentiras totais e terríveis. Todos nós caímos em tentação e Deus não considera isso uma ninharia. A condenação paira acima de toda a raça humana por causa de nossa queda, que também é definida como rebelião ou desobediência. Diz a Escritura: "Assim como por um só homem entrou o pecado, e pelo pecado a morte, assim também passou a todos os homens, visto que todos pecaram." (Romanos 5:12) Contudo, porque Jesus Cristo veio e morreu na Cruz e ressuscitou, não estamos numa posição sem esperança. Sempre haverá a possibilidade de nos reconciliarmos com Deus e voltarmos a ter um bom relacionamento com Ele.  Não precisamos crer nas mentiras do demônio. Satanás é o mestre da linguagem de duplo sentido e dos sofismas. Ele chama o mal de bem e continua a confundir os homens com suas falsidades sabiamente disfarçadas.  O homem sempre teve a facilidade de confundir o mal com o bem. Este foi o problema de Adão e Eva, e é o nosso problema hoje em dia. Se não se desse ao mal uma aparência atraente, não haveria a tentação. É na semelhança entre o bem e o mal, o certo e o errado que está o perigo.  A Bíblia diz, nas palavras do profeta Isaías: "Ai dos que ao mal chamam de bem, e ao bem mal; os quais põem trevas por luz e luz por trevas, e mudam o amargo em doce e o doce em amargo." (Isaías 5:20) Hoje em dia, vemos a maldade social, o terrorismo e uma tremenda imoralidade por todo o mundo. A retidão social moderna muitas vezes difere da retidão da Bíblia. Alguém já disse: "Um ato errado é certo se a maioria do povo não o condena." Por este princípio, podemos ver os nossos padrões se alterando a cada ano, seguindo o gosto popular! Essa nova permissividade é aceita por homens e mulheres inteligentes, muitos dos quais no seio das igrejas. A sociedade antigamente condenava o divórcio, e as leis contra a lascívia e a obscenidade eram cumpridas à risca. Mas agora o divórcio é aceito, até mesmo entre os líderes eclesiásticos. A fornicação, a obscenidade e a lascívia são glorificadas em grande parte de nossa literatura e filmes. A perversão é considerada uma anormalidade biológica, e não um pecado. Tais coisas são contrárias aos ensinamentos da Palavra de Deus. E Deus não mudou. Seus padrões não foram rebaixados. Deus ainda chama a imoralidade de pecado e a Bíblia diz que Deus vai julgá-la.

                            Não  Tem  Problema, Desde  que...?

Lembro-me de que, quando eu era criança, a palavra de um homem valia por um contrato. Duvido que meu pai alguma vez tenha assinado algum papel nos muitos negócios que fez, envolvendo vacas, cavalos, mulas e maquinaria. Um aperto de mão lhe bastava. Atualmente, é preciso contratar advogados para formular os contratos mais intrincados e complexos, e até mesmo eles não impedem completamente as fraudes, trapaças e mentiras que prevalecem hoje em dia.  Até alguns anos atrás, a honestidade era a marca do bom caráter de um homem. Mas foi trocada pela filosofia do "não tem problema, desde que você não seja apanhado". Somente nos tribunais exige-se que digamos a verdade, toda a verdade e nada além da verdade.  O mal se esgueira na nossa vida, apresentando uma aparência inofensiva. O que é mais belo do que os anúncios coloridos de página inteira do "homem distinto", impecavelmente vestido, sorvendo um copo de uísque com amigos no calor de um aposento bem decorado? Esses anúncios não mencionam os novos alcoólatras que estão surgindo a cada dia, nem o problema crescente do alcoolismo no âmago da nossa civilização. Claro que não seria de bom gosto mostrar uma foto do "homem distinto" caído na sarjeta, dizendo que ele começou a beber na Quinta Avenida. Não seria de bom gosto, mas seria honesto. "Ai daqueles
que chamam ao mal de bem?"  O jovem casal, embora tendo sido avisado dos perigos psicológicos, espirituais e até físicos do sexo pré-conjugal, senta-se dentro de um carro estacionado num cinema drive-in, ou aluga um quarto de motel por algumas horas, e, ao flertar com a tragédia, chama a sua experiência de "divina". Aquilo que é divino no contexto do verdadeiro amor, o elo conjugal, pode-se tornar um inferno de remorso para aqueles que se entregam a ele fora do casamento. Às vezes, nossos atos nos levam a situações onde o sofrimento é inevitável. "Ai daqueles que chamam ao mal de bem!" Quando se trata da justiça social e da reforma política, parece que quase todos os grupos do mundo estão fazendo coro e clamando por "liberdade". A liberação é a nova palavra de ordem. Viajei por grande parte do Pais e jamais encontrei  justiça social plena. O que as pessoas não percebem, no entanto, é que só teremos justiça social plena no nosso mundo quando Cristo retornar. Foi aí que Marx errou. Ele achava que o problema era basicamente econômico, mas só estava parcialmente certo. O problema básico está na própria natureza humana: a cobiça, a inveja, a luxúria e orgulho que estão dentro do coração do homem. (Marcos 7:20-23) Muitas pessoas hoje em dia estão se iludindo neste ponto.
  TEM CONTINUAÇÃO.
                                        FACEBOOK DO EDITOR...

                     http://facebook.com/JOSEGERALDODEALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.