segunda-feira, 2 de setembro de 2013

QUEM PRECISA DO EVANGELHO?..P/04—02/09/2013



Ainda que isso se mastigue entre teus dentes como grão de areia e te enoje, não lamentará se chegas, a saber, que é o que quero dizer; por que a verdade, todavia, pode entrar em sua alma, e pode te inclinar ante seu poder. Oh, filhos de piedosos pais, vocês jovens de excelente moral e de delicada consciência, a vocês falo, sim, a vocês! Alegrem-se de seus privilégios, porem não se orgulhem deles, porque vocês também tem pecado, tem pecado contra a luz e o conhecimento, vocês o sabem. Se não caíram nos pecados mais terríveis de obras e feitos, no entanto, no desejo e na imaginação já se extraviaram o suficiente, e em muitas coisas terrivelmente ofenderam a Deus. Se, com estas considerações ante vocês, tomam seus lugares como pecadores, não serão desonrados, mas sim que simplesmente estarão onde devem estar. E então recordem, se obtêm a benção desta maneira, terão obtido ela da maneira mais segura possível. Suponham que há um numero de salões para os convidados, e eu ocupei um dos melhores, poderia ser que não tenha direito de estar ali; Estou comendo e bebendo das provisões para os convidados de maior classe, e meu bilhete não corresponde a esta categoria, e, portanto, me sinto muito incomodado. Cada mordida que dou, penso comigo mesmo: “Não sei se permitirão permanecer aqui, e talvez o senhor da festa venha e me diga' Amigo, como entraste aqui sem estar vestido de roupa de boda?" E com muita vergonha devo proceder a tomar meu lugar em um salão de classe muito menor. " Irmãos, quando começamos de baixo, e nos sentamos no salão de menor categoria, nos sentimos seguros, estamos satisfeitos porque o que temos é para nós, e não nos será tirado. Talvez, quando o rei venha, nos possa levar a um salão de melhor classe. Não a nada como começar no lugar mais baixo. Quando me afirmo na promessa como um santo, tenho minhas duvidas acerca dela, porem quando me agarro dela como um pecador, já não me cabe nenhuma duvida. Se o Senhor me pede que eu alimente-me de sua misericórdia, como Seu filho eu o faço, porem o diabo sussurra ao meu ouvido que estou presumindo, porque nunca fui realmente adotado pela graça; mas quando chego a Jesus como culpado, como um pecador sem méritos e tomo o que o Senhor livremente me apresenta ao crer, o diabo mesmo não pode me dizer que não sou um pecador, ou se o diz, a mentira é demasiadamente clara, e não me vem nenhuma preocupação. Não há nada como ter um título irrevogável, e se a descrição de vocês no titulo é que são pecadores, isso é indisputável porque realmente vocês o são. De tal maneira que o lugar do pecador é o verdadeiro lugar de vocês e seu lugar mais seguro. Outra benção é que é um lugar ao que podes ir diretamente, inclusive, nesse mesmo instante. Se o evangelho olhasse para os homens que tem certo estado de coração, no qual existam virtudes dignas de elogio, então, quanto tempo me tomará elevar meu coração a esse estado? Se Jesus Cristo vem ao mundo para salvar homens que tem certa medida de excelência, então quanto tempo me tomaria alcançar essa excelência? Posso enfermar-me e morrer em um lapso de meia hora, e ouvir a sentença do juízo eterno, e seria para mim um pobre evangelho o que me dissesse que possivelmente obteria a salvação se alcançasse um estado que tomaria vários meses para obtê-lo. Nessa hora eu, um moribundo, sei que posso sair deste mundo, e além do alcance da misericórdia, no espaço de uma hora; que consolo é que esse evangelho venha a mim e se me dê justo agora, ainda na situação em que me encontro! Já estou nessa posição, na que a graça começa com os homens, porque sou um pecador, e só tenho que reconhece-lo.  Agora, pois, pobre alma, senta-se ante o Senhor e diga: “Senhor, venho teu Filho a salvar os culpados? Eu o sou, e confio Nele para que me salve. Morreu Ele pelos ímpios? Eu sou um, Senhor, confio em que seu sangue me limpe. Sua morte foi pelos pecadores? Senhor, assumo essa posição. Confesso-me culpado. Aceito a sentença de tua lei como justa, porem, salva-me, Senhor, pois Jesus morreu." Se foi concluída, você está seguro. Vai em paz, meu filho; teus pecados, que são muitos, te são perdoados. Vá, filha minha, segue teu caminho, e alegre-se; o Senhor tirou teu pecado; não morrerás, porque quem crê, está justificado de todo pecado.“Bendito é o homem a quem o Senhor não lhe culpa de iniquidade, e em cujo espírito não há engano.” Vá, então, à sua verdadeira posição, aceita a situação em que a graça considera que deve estar. Não fale nem de justiça nem de mérito; mas sim, apela à piedade e ao amor. Certo homem havia conspirado várias vezes contra o primeiro Napoleão, e eventualmente, estando completamente nas mãos do imperador, pronunciou-se  sua sentença de morte. Sua filha suplicou ardentemente por sua vida, e por fim, quando obteve uma audiência com o imperador, caiu de joelhos ante ele. "Minha filha," disse Napoleão, "é inútil que suplique por teu pai, porque tenho a evidência mais clara de seus múltiplos crimes, e a justiça requer que morra." A menina lhe disse, "Senhor, não peço justiça, imploro misericórdia. Eu confio na misericórdia de teu coração e não na justiça do caso". Ele a ouviu pacientemente, e pelo seu pedido, e a vida de seu pai foi salva. Imitem essa súplica e clamem: " Tem piedade de mim, oh Deus, conforme a sua misericórdia." A justiça não te deve nada se não somente a morte, só a misericórdia pode te salvar. Deixa de lado qualquer ideia de poder defender-se eficazmente; admite que não tem defesa e declare-se culpado. Confia na misericórdia da corte e pede misericórdia, misericórdia por pura graça, imerecida misericórdia, favor gratuito: isto é o que deve pedir e tal como na lei a uma forma de juízo chamada in forma pauperis, quer dizer, na forma de um indigente, adote ao método e como um homem cheio de necessidades, suplica o favor das mãos de Deus, in forma pauperis, e lhe será concedido.
IV Agora encerro esse discurso com o seguinte ponto, o qual é
ESTA DOUTRINA TEM UMA GRANDE INFLUÊNCIA SANTIFICADORA.
 "Isso," diz alguém, "não posso crer. Certamente tem estado outorgando um valor ao pecado, ao dizer que Cristo veio a salvar somente aos pecadores, e não chama a ninguém ao arrependimento que não aos pecadores." Queridos senhores, ouvi esse tipo de comentários tantas vezes que já os sei de memória; as mesmas objeções contra essa doutrina foram apresentadas pelos seguidores do Papa nos dias de Lutero, e desde então, por todos os que obtêm benefícios especiais com a boa fé. A opinião que a graça imerecida se opõe à moralidade, não tem nenhum fundamento. Eles sonham que a doutrina da justificação pela fé conduzirá ao pecado, porem se pode demonstrar pela história que cada vez que esta doutrina tem sido magistralmente pregada, os homens são feitos mais santos, e cada vez que essa verdade tem sido obscurecida, abundou todo tipo de corrupção. A doutrina da graça e a vida sustentada pela graça encaixam perfeitamente, e o ensino da lei e uma vida sem lei, geralmente se encontra associadas.Vamos mostrar-lhes o poder santificador deste evangelho. Sua primeira operação nessa direção é esta: Quando o Espírito Santo faz penetrar a verdade do perdão imerecido em um homem, muda completamente seus pensamentos no concernente a Deus. “O que?” diz ele, “ Deus tem perdoado-me  gratuitamente de todas as minhas ofensas por causa de Cristo? E me ama apesar de todo meu pecado? Eu não sabia que Ele fora assim, tão cheio de graça e bom! Pensei que Ele era duro; chamei-lhe de tirano, colhendo onde não havia plantado, porem, Ele sente assim por mim?" " Então", diz a alma, " então eu o amo por isso" Há uma mudança radical de sentimento, um giro completo tão logo que ele entende a graça redentora e o amor até a morte. Ao contemplar a graça, se produz a conversão. Mais ainda, esta grandiosa verdade faz algo mais que mudar a um homem, o inspira, o derrete, o vivifica e o inflama! Esta é uma verdade que sacode as profundezas do coração e enche o homem de vivas emoções. Nós conversamos sobre fazer o bem, e dos justos, e da justiça , e da recompensa e castigo, e ele ouviu tudo isso que poderia ter tido alguma influência sobre ele, mas não o sentia profundamente. Uma lição assim é demasiadamente fria para aquecer o coração. Porem, a verdade que enche o coração do homem lhe parece nova e excitante. Vai mais ou menos assim: Deus, por sua pura misericórdia, perdoa ao culpado, e Ele te perdoou a ti. Então, isto o desperta , o sacode, toca a fonte de suas lágrimas, e move todo seu ser. Possivelmente, quando ouve o evangelho pela primeira vez, não lhe preocupa e até o odeia, porem quando chega-lhe com poder , tem um controle maravilhoso sobre ele. Quando recebe sua mensagem como realmente dirigida a ele, então seu frio coração de pedra se converte em carne; quente emoção, amor terno, humilde desejo, e um sagrado anelo pelo Senhor se agita em seu ventre. O poder vivificante desta verdade divina, assim como seu poder de conversão , nunca podem ser admirados em excesso.

               FACEBOOK DO EDITOR

http://facebook.com/JOSEGERALDODEALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.