terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

PREPARANDO VIDAS PARA JESUS CRISTO—P/39—ULTIMA PARTE


                


                          
                           Motivação pelos olhos da ciência
Algumas perguntas precisam ser respondidas: é possível motivar alguém? É função de o líder motivar a igreja para uma determinada tarefa, atividade ou para uma visão? Quanto uma pessoa, por mais competente que seja, pode motivar outra pessoa que não quer ser motivada? Que materiais ou instrumentos podem ser utilizados para uma motivação não-manipuladora e não-controladora? Qual a diferença entre motivação intrínseca e extrínseca? Motivação é o mesmo que condicionamento? O que motivação tem a ver com treinamento e membros de igreja e com o ciclo de discipulado?
              Motivação Intrínseca e Extrínseca:
                     Obstáculos e soluções:
Há alguns obstáculos típicos para a motivação da maioria das pessoas:
1) falta de capacidade de fazer o que se está pedindo. Solução? “TEM”: Treinamento, ensino, monitoreamento.
2) falta de coragem de tentar. Aqui tem algum medo que precisa ser trabalhado. Medo de errar (sentimentos perfeccionistas). Solução: Se levamos em consideração 1 João 4:18, que “no amor não há medo”, pessoas que têm medo precisam aprender a amar e ser amadas. São pessoas que pensam (motivadas por sua experiência passada) que se não fizerem tudo certo, correm o risco de serem rejeitadas.
3) falta de liberdade. Solução? Quando as pessoas não se dispõe a se envolver em uma atividade proposta por este motivo, é necessário diminuir o grau de controle e fiscalização. Dar espaço e condições para as pessoas desenvolverem atividades com sua iniciativa e criatividade apoiando e orientando suas iniciativas, é a melhor saída. Às vezes estruturas têm que ser mudadas e líderes controladores têm que mudar de atitude ou às vezes o líder tem que ser mudado por inibir a iniciativa e motivação de uma igreja inteira.
4) falta de entender o projeto ou atividade. Solução: esclarecimento detalhado do projeto ou atividade. Esclarecimento da distribuição das funções e como cada função vai colaborar com o todo. Esclarecimento do cronograma de trabalho, datas limites, etc..
5) falta de confiança. Pode ocorrer de haver um clima de desconfiança ou de inveja. Solução: confiança gera confiança. Trabalhar com pessoas desconfiadas de outros ou de si mesmas precisa de um líder que mostre confiança.
6) falta de criatividade. Geralmente ligado a ambientes controladores que prescrevem todos os detalhes do processo. Solução: diminuir o controle, aumentar a liberdade de ação, trabalhar com alvos finais deixando o caminho para alcançá-los para cada um com sua criatividade.
               Necessidades pessoais e motivação
Necessidades fisiológicas:
As necessidades fisiológicas são satisfeitas mediante comida, bebidas, Sonho, refúgio, ar fresco, uma temperatura apropriada, etc… Se todas as necessidades humanas deixam de ser satisfeitas então as necessidades fisiológicas se transformam na prioridade mais alta. Se oferecerem a um humano soluções para duas necessidades como a necessidade de amor e o fome, é mais provável que o humano escolha primeiro a segunda necessidade, (a de fome). Como resultado, todos os outros desejos e capacidades passam a um plano secundário.
Necessidades de segurança:
Quando as necessidades fisiológicas são satisfeitas então o ser humano se volta para as necessidades de segurança. A segurança se transforma no objetivo de principal prioridade sobre outros. Uma sociedade tende a proporcionar esta segurança a seus membros. Exemplos recentes dessa perda de segurança incluem a Somália e o Afeganistão. Às vezes, a necessidade de segurança ultrapassa a necessidade de satisfação fácil das necessidades fisiológicas, como passou, por exemplo, os residentes de Kosovo, que escolheram deixar uma área insegura para buscar uma área segura, contando com o risco de ter maiores dificuldades para obter comida. Em caso de perigo agudo a segurança passa a frente das necessidades fisiológicas.
             Necessidades de amor, Necessidades sociais:
Devemos ressaltar que não é possível fazer equivaler o sexo com o amor. Mesmo que o amor pode se expressar como parte sexualmente, a sexualidade pode em momentos ser considerada só na sua base fisiológica.
            Necessidades de estima, Necessidade de Ego:
Isto se refere à valorização de um mesmo outorgado por outras pessoas. Necessidades do ser, Necessidades de Auto-estima é a necessidade instintiva de um ser humano de fazer o máximo que pode dar de si, suas habilidades únicas. “Um músico deve fazer música, um pintor, pintar, um poeta, escrever, se quer estar em paz consigo mesmo. Um Homem (ou mulher) deve ser o que pode chegar a ser. Enquanto as anteriores necessidades podem ser completamente satisfeitas, esta necessidade é uma força impelente contínua.
                                   Motivação:
Se quisermos motivar às pessoas que temos a nosso ao redor devemos buscar que necessidades têm satisfeitas e tentar facilitar a consecução do degrau superior imediatamente. Outro elemento que pode influenciar na motivação que uma pessoa tem está ligado à sua personalidade e temperamento.

------------------------FIM-----------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.