sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Hospital de JESUS CRISTO..P/01..19/07/2013




“Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas." Salmo 147:3 Tantas vezes que temos lido este Salmo, invariavelmente tem nos causado uma grande impressão o contexto no qual se encontra este versículo, e especialmente sua conexão com o versículo seguinte. Leiam os dois textos de forma direta: "Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas. Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes”. Quanta condescendência e grandeza! Quanta piedade e onipotência! Quem conduz esses mundos poderosos em órbitas quase imensuráveis, é também o Médico das almas humanas, e se inclina aos corações quebrantados, e com Seus próprios dedos cheios de ternura, fecha a ferida aberta e liga ela com emplasto de amor. Pensem nele; e se eu não puder falar, como desejo fazer, sobre o maravilhoso tema da condescendência, ajudem-me com seus pensamentos para eu fazer reverência ao Criador das estrelas, que é, ao mesmo tempo, o Médico dos corações quebrantados e dos espíritos feridos. Estou igualmente interessado na conexão de meu texto com o versículo que lhe precede: "O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel". A igreja de Deus não poderia estar melhor edificada do que quando é construída com homens de corações quebrantados. Tenho orado a Deus secretamente muitas vezes, ultimamente, pedindo-lhe que Se agrade de reunir dentre nós um povo que tenha uma profunda experiência, que conheça a culpa do pecado, e que seja quebrado e reduzido ao pó, baixo um sentido de sua própria incapacidade e indignidade. Estou persuadido que, sem uma dolorosa experiência do pecado, raramente haverá muita fé nas doutrinas da graça, e haverá pouco entusiasmo em louvar o nome do Salvador. A Igreja necessita ser edificada com homens que tenham sido abatidos. A menos que conheçamos em nossos corações nossa necessidade de um Salvador, nunca seremos o suficientemente dignos de anunciar Ele. O pregador que nunca foi convertido, o que pode dizer a respeito? E quem não há estado nunca na masmorra, quem não tenha estado nunca no abismo, quem não tenha se sentido deixado longe da presença de Deus, como poderia consolar a muitos dos que estão perdidos e sujeitados com as cadeias da desesperação? Que o Senhor quebrante muitos corações, e que logo os feche, para que com eles edifique a igreja e more nela! Neste momento, abandonando o contexto, venho ao texto em si, e desejo falar dele para que todo aquele que está aqui atribulado possa obter consolo, se Deus Espírito Santo nos fala nele. Considerem, primeiro, aos pacientes e suas enfermidades: "Ele sara os quebrantados de coração." Considerem, posteriormente, ao Médico e Sua medicina, e por um momento voltem seus olhos à Ele, que faz a obra de salvação. Logo, vou considerar o tributo ao grandioso Médico que encontramos neste versículo: "Ele sara os quebrantados de coração, e ata suas feridas." Por último, e como modo de aplicação prática, consideraremos o que devemos fazer por Ele, que sara os quebrantados de coração.
I.                  Então, em primeiro lugar, considerem
           AOS PACIENTES E SUA ENFERMIDADE.
Eles sofrem de quebrantamento de coração. Tenho ouvido de muitos que tem morrido por causa dessa enfermidade. No entanto, aqui há alguns que vivem com um coração quebrantado, e que vivem tanto melhor porque seu coração foi quebrantado. Vivem uma vida diferente e mais elevada do que a levaram antes que esse bendito golpe despedaçasse seu coração. Existe muitos tipos de corações partidos, e Cristo é eficaz para sarar a todos eles. Não vou rebaixar nem estreitar a aplicação de meu texto. Os pacientes desse grandioso Médico são aqueles cujos corações são quebrantados pela aflição. Seus corações são quebrantados pela decepção. São quebrantados  pelo combate. São quebrantados de dez mil maneiras, pois este mundo quebra os corações; e Cristo é muito eficaz sarando todo tipo de corações quebrantados. Eu animo a todas as pessoas, ainda que seu quebrantamento  de coração não seja de natureza espiritual, que busquem a Quem sara aos quebrantados de coração. O texto não diz: "aos quebrantados espiritualmente de coração", portanto, não colocarei nenhum advérbio ali onde não há nenhum na passagem. Venham aqui, os que estão cansados e sobrecarregados; venham aqui, todos os que sentem dor, não importa qual seja sua aflição; venham aqui, todos os que têm corações quebrantados com um quebrantamento de qualquer natureza, pois Ele sara aos quebrantados  de coração. Todavia, há um quebrantamento de coração especial a qual Cristo dá a mais pronta e terna atenção. Ele sara à aqueles cujos corações estão quebrantados pelo pecado. Cristo sara ao coração quebrantado por causa de seu pecado, ao coração que aflige-se, lamenta-se, deplora e geme, dizendo: "Ai de mim, porque tenho feito este terrível mal, acarretando minha ruína! Ai de mim, porque tenho desonrado a Deus, afastei-me de Sua presença, tenho convertido-me em merecedor de Sua ira eterna, e neste momento Sua ira permanece sobre mim!" Se existe alguém entre meus leitores cujo coração está quebrantado por sua vida passada, esse é o homem ao qual se refere meu texto. Está quebrantado teu coração porque tens desperdiçado quarenta, cinquenta, sessenta anos? Está quebrantado teu coração porque recorda que hás amaldiçoado ao Deus que tem te abençoado, porque tem negado a existência do Deus que, sem ele, não haveria existido nunca, porque tens vivido sem educar a tua família na piedade, e sem respeito de nenhum tipo para com o Altíssimo? O Senhor tem feito você ver isto claramente? Tem feito você sentir que coisa tão espantosa é estar cego a Cristo, não aceitar Seu amor, rechaçar Seu sangue, viver como inimigo de teu melhor Amigo? Tem sentido isso? Oh, amigo meu, não posso chegar até esse local onde você está para dar-lhe minha mão; porem quero que pense que o estou fazendo, pois é o que desejo fazer-lhe. Se existe um coração quebrantado por causa do pecado, dou graças a Deus por ele, e louvo ao Senhor porque temos um texto como este: "Ele sara aos quebrantados de coração."Cristo também cura aos corações que são desatados do pecado. Quando você e o pecado têm pelejado, não voltam a contentar-se mais. Você e o pecado foram amigos em outro tempo. Porem agora odeia ao pecado, e queria estar inteiramente livre de pecado se pudesse. Não deseja pecar nunca mais. Deseja intensamente estar livre de teu pecado mais querido, ao que você se entregou alguma vez, e deseja ser feito puro como Deus é puro. Teu coração tem sido desatado de suas velhas amarras. O que antes amava, agora odeia. O que antes odiava, agora ao menos deseja amar. Isso está bem. Dá-me gosto que leiam este texto, pois para vocês foi enviado. "Ele sara aos quebrantados de coração."Se há algum homem quebrantado de coração em qualquer lugar, muita gente o desprezará. "Oh!," dirão, "sofre de melancolia, está louco, tem sua mente transtornada pela religião!" Sim, os homens desprezam aos quebrantados de coração, porem a eles, oh, Deus, Tu não desprezarás! O Senhor os cuida e os sara. E quem não os desprezam, de todas as maneiras os evitam. Eu tenho uns quantos amigos que desde muito tempo tem tido quebrantados seus corações; e quando me sinto bem deprimido, devo confessar que quase nunca os busco, pois estariam propensos a deprimir-me mais ainda. No entanto, não me afastaria deles sem sentir que posso ser de ajuda para eles. Mas ainda assim, é parte da natureza do homem buscar aos que estão alegres e felizes, e evitar aos quebrantados de coração. Deus não faz isso; Ele sara aos quebrantados de coração. Ele vai onde se encontram e revela-se a eles como o Consolador e o Sarador. Em muitíssimos casos, as pessoas desesperam-se com os quebrantados de coração. "É inútil," diz alguém, "tenho procurado consolar-lhe, porem não pude ter sucesso." "Tenho desperdiçado muitas palavras com tal e tal amigo, e não pude ajudar-lhe," diz outro. "Perdi as esperanças que alguma vez saia dessa escuridão." Não sucede assim com Deus; Ele sara aos quebrantados de coração. Ele não perde a esperança com ninguém. Ele mostra a grandeza de Seu poder, e as maravilhas de Sua sabedoria, resgatando a homens e mulheres do calabouço mais vil em que a desesperação tenha-os encerrado. Os próprios quebrantados de coração, não crêem que possam ser jamais convertidos. Alguns deles estão seguros que não o serão nunca; desejariam estar mortos, ainda que eu não veja o que ganhem com isso. Outros desejariam não ter nascido nunca, ainda que esse é um desejo inútil agora. Alguns estão prontos a correr atrás de qualquer coisa nova, para tratar de encontrar um pouco de consolo. Entretanto que outros, quando se agrava mais e mais seu caso, ficam quietos em uma desesperação sombria. Eu queria saber quem são eles; eu gostaria de aproximar-me e dizer-lhes unicamente: vamos, irmãos, hoje não devem duvidar nem desesperar, pois meu texto é gloriosamente completo, e está dirigido a você. Ele sara aos quebrantados de coração, e ata suas feridas. Leiam esse versículo: "Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito." Por conseguinte, Ele pode sarar ao quebrantado de coração. Deus recebe glória quando levanta a um morto. Quando uma alma não pode mover-se, nem ajudar-se a si mesma, Deus se deleita quando vem com Sua onipotência, e levanta o grande peso, e liberta ao carregado. Requer-se de grande sabedoria para consolar a um coração quebrantado. Se alguém tem intentado alguma vez, estou seguro que haverá descoberto que não é uma tarefa fácil. Eu dediquei muito de minha vida a esta tarefa; e sempre me afasto de uma pessoa desanimada com uma consciência de minha própria incapacidade para consolar alguém com um coração quebrantado e abatido. Unicamente Deus pode faze-lo. Bendito seja Seu nome porque tem estabelecido que uma Pessoa da Sagrada Trindade assuma este oficio de Consolador, pois nenhum homem poderia desempenhar esses deveres. Tampouco poderíamos sonhar em ser o salvador dos quebrantados de coração. Salvar ou consolar de maneira eficiente e completa é uma obra divina. É por isso que o Espírito Santo assumiu ser o Consolador; e Cristo, por meio do Espírito Divino, sara aos quebrantados de coração e ata suas feridas com infinito poder e infalível
perícia.
FACEBOOK DO EDITOR...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.