segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO ...P/05—16/09/2013--ULT PARTE.



VI O último ponto de todos:
ESSE ATO FORJOU A MAIOR MUDANÇA POSSÍVEL NO HOMEM.
Ele foi um novo homem depois disso. Rameiras, beberrões, vocês agora perderam seu velho companheiro! Ele veio para o Pai, e a companhia de dele e a de vocês não combinam. O retorno de um homem para seu Deus significa o abandono dos aposentos do vício e das mesas dissipação. Sempre que vocês ouçam que um cristão professante vive na imundícia, podem ter certeza de que ele não tem estado vivendo perto de seu Deus. Pudera ter falado muito disso, mas Deus e a impureza nunca estarão de acordo. Se vocês têm amizade com Deus não terão nenhuma participação nas infrutíferas obras das trevas. Agora, o penitente terminou também com todas as degradantes obras para manter a si mesmo. Você não o encontra mais alimentando suínos, ou fazendo dele mesmo um porco, seja por confiar nos sacerdotes ou nos sacramentos; já não se confessará mais com um sacerdote, nem pagará nem um centavo mais para tirar sua mãe do purgatório. Ele não é mais um insensato como antes para fazer isso. Ele acudiu a seu Deus por conta própria, e não necessita mais que nenhum desses frades acudam a Deus em seu nome. Lançou-se longe dessa servidão. Já não alimentará mais aos porcos; já não existe mais superstições para ele! “Vamos”  se diz  “Posso entrar com resolução até ao propiciatório, então, para que preciso dos sacerdotes de Roma?” Há uma mudança nele em todos os sentidos. Agora ele veio a seu Pai com seu orgulho destroçado. Ele já não se gloria mais nas suas próprias coisas  toda sua glória está no amor gratuito e perdoador de seu Pai. Ele não se jacta pelo que tem, pois reconhece que não possui nada exceto aquilo que seu Pai lhe dá; e ainda que está muito melhor do que enquanto viveu em seus dias de esfarrapado, é tão modento como um bebê. É um cavalheiro plebeu que depende da generosidade de seu Deus, e vive dias após dia por uma concessão real que provem da mesa do Rei dos reis. O orgulho desapareceu, e agora o contentamento preenche sua habitação. Ele teria se contentado em ser um dos serviçais da casa ele agora naturalmente está muito mais satisfeito em ser um filho. Ele ama seu Pai com um novo amor; sequer mencionar Seu nome sem dizer: “Ele me perdoou! Ele me perdoou de imerecidamente de graça! Ele perdoou completamente, e Ele disse „Ache a melhor roupa e o vista; ponha um anel em seu dedo e um calçado em seus pés‟”. Desde o dia de sua restauração, o filho pródigo está ligado à casa de seu Pai, e considera isso como uma das maiores bênçãos que esteja escrito no pacto de Graça: “porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim” (Jr 32:40). Nesta manhã creio que Deus em sua misericórdia  tem o propósito de chamar muitos pecadores para que venham a Ele! Eu sempre me surpreendo ao descobrir como o Senhor guia minha palavra de acordo com a pessoa que está diante de mim. Domingo passado veio aqui um jovem filho de um cavalheiro, um estrangeiro procedente de uma terra distante. Seu pai é um seguidor de um das religiões antigas do Oriente e esse jovem cavalheiro naturalmente  considerava que seria uma grande dificuldade para ele se provocaria a ira a seu pai tornando-se cristão. Julguem, então, com que força penetrou em seu coração a mensagem, quando leu o texto pregado foi: Quem me fará saber, se por acaso teu pai te responder asperamente? 1 Samuel 20:10. Ele veio a mim para dizer que dava graças a Deus por aquele sermão e que esperava suportar a tribulação, se alguma perseguição se levantasse contra ele. Parece que estou falando com alguns de vocês com a mesma simplicidade. Eu sei que o estou! Vocês devem estar se perguntando: „Eu posso ir agora a Deus do jeito como sou, e entregar-me através de Jesus Cristo, e Ele me perdoará?‟ Querido irmão, ou amada irmã, no lugar onde está, tente. É o melhor que pode fazer  tentar  e, se os anjos não tocam voando os sinos nos céu, então Deus alterou seu comportamento do que foi a semana passada, pois sei que Ele recebeu a pobres pecadores então, e Ele os receberá agora. A pior coisa que eu temo é que você diga: „Eu pensarei sobre isso‟. Não pense. Faça! No concernentes a isso não se requer que se pense mais, melhor sim, faça-o Fuja apressadamente a Deus! Acaso não é de conformidade com a natureza que a criatura esteja em paz com o Criador? Isso não vai de acordo com sua consciência? Acaso não há algo em você que clama: „Vá correndo até Deus em Cristo Jesus‟? No caso desse pobre filho pródigo, a fome lhe dizia: „Vá para casa!‟. O pão era escasso, o alimento, precário  aqui havia fome e tudo dizia: „Vá para casa! Vá para casa!‟. Quando ele foi a um velho amigo e pediu por ajuda, seu olhar sombrio parecia dizer: „Por que você não vai para casa?‟. Há um tempo para os pecadores quando seus velhos companheiros parecem dizer: “não queremos estar ao seu lado. Estás demasiadamente abatido e melancólico. Por que você não vai para casa?”. O enviaram a alimentar porcos, e parecia que os próprios animais grunhiam: “vá para casa!” quando recolhia as alfarrobas, e queria comer elas, essas alfarrobas crepitavam: “volte para casa”. Olhava seus trapos e esses abriam suas bocas dizendo: vá para casa!‖ Sua barriga faminta e sua fraqueza clamavam: vá para casa. Logo ele pensou no rosto de seu pai e quão amavelmente havia olhado para ele, e parecia dizer-lhe: venha para casa!. Ele se lembrava da abundância de pão, e cada bocado parecia dizer: “venha para casa!”. Ele imaginou os servos sentados para jantar e festejando plenamente  e cada um parecia olha-lo de longe, sobre o deserto, e dizendo: “venha para casa. Seu pai nos alimenta bem. Venha para casa!”. Cada coisa lhe dizia : “venha para casa!”. Só o diabo sussurrava: “nunca volte. Tem que lutar até o fim! Melhor é morrer de fome que render-se! é um jogo de azar!”. Mas dessa vez ele fugiu do diabo, pois caindo si e disse: “não! Me levantarei  e irei a meu pai!”. Oh, que vocês fossem sábios assim também! Pecador, de que lhe adianta ser condenado por causa de um pouco de orgulho? Renda-se, homem! Derrube o seu orgulho! Você não encontrará que seja tão difícil submeter-se se você lembrar desse querido Pai que nos amou e se entregou a nós na pessoa de Seu próprio amado Filho!  Você descobrirá que é doce se entregar a um Amigo assim. E quando você recostar sua cabeça no peito Dele e sinta Seu morno beijo em seu rosto, você rapidamente sentirá que é doce chorar pelo pecado  que é doce confessar sua má conduta, e que é mais doce ainda ouvi-lo dizer: “Eu desfiz como uma nuvem as suas rebeliões, e como névoa os seus pecados”. “Se seus pecados forem como escarlate, eles serão brancos como a neve. Se eles forem vermelhos como carmesim, eles serão como a lã”. Que o Deus Todo-Poderoso nos conceda que este seja o caso com centenas de vocês esta manhã. Ele receberá toda glória por isso, mas meu coração se alegrará bastante, pois não sinto nada do espirito do irmão maior dentro de mim; antes sim o maior regozijo concebível diante do pensamento de pronto celebrar com vocês, quando cheguem a reconhecer a meu Deus e Senhor quando nos sentemos juntos na festa sacramental, regozijando em Seu amor. Que Deus lhes abençoe vocês, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Amém.
                        FACEBOOK DO EDITOR

http://facebook.com/JOSEGERALDODEALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.